Oscar Mattoso Maia Forte - Pai


Participou de diversos campeonatos mundiais e pré-olímpicos, como a Semana de Cork no Canadá na classe Tornado. Foi tripulante de Oceano em diversas competições internacionais. Como comandante de iate oceânico  foi o maior vencedor de regatas muitos anos. Campeão brasileiro muito bem classificado nas Regatas Buenos Aires Rio (Campeão) e na Admiral´s Cup (3º). como representante da Marinha do Brasil Outros eventos importantes foram a Semana de Cowes e a Fast Race.

A partir da década de 1980 se dedicou as atividade de instrutor de iatismo, com um livro didático para iniciar no Optimist e como árbitro de regatas, foi Juiz Internacional em 1985. Teve muitos de seus artigos publicados na Revista Vela e Motor e outros artigos da sua obra, Engenharia de Regatas, que considerava seu trabalho mais ambicioso. Traduziu inumeras regras internacionais de regata, que se modificam a cada 4 anos. Foi um dos maiores conhecedores das regras de regatas no Brasil em sua época e organizou grandes eventos do iatismo. Além disso ministrou gratuitamente um curso de formação de Regatas. 

Durante os primeiros anos da carreira de Christina esteve muito próximo dela, inclusive durante os primeiros anos do Festival Hollywood. Como juiz deixou de atuar nas competições de regatas de windsurf, quando achou que poderia ter conflito de interesse com os resultados de sua filha, que só melhoravam.

https://www.chrismattoso.com.br/oscar-mattoso-maia-forte-atleta-e-juiz-internacional